Duvidas frequentes sobre tatuagem - Cigarrete Tabacaria
 

Comprar no Atacado

12 D√ļvidas frequentes sobre tatuagem

Confira as dicas e respostas para d√ļvidas sobre tatuagem, da escolha at√© os cuidados posteriores que voc√™ consegue ter

√Č normal surgir muitas d√ļvidas na hora de fazer uma tatuagem, principalmente se √© a sua primeira. Como √© algo que vai marcar a sua pele, a escolha pode influenciar sua carreira, voc√™ pode se arrepender do desenho e, embora at√© tenha como remov√™-la, o processo n√£o √© assim t√£o f√°cil.

Para te deixar mais tranquilo na hora de fazer sua escolha, conversamos com o ilustrador e tatuador¬†Tiago Marinho, que tem o projeto First Tattoo Project para ajudar quem ainda n√£o fez tatuagem, para esclarecer as principais d√ļvidas relacionadas a tatuagem.

Confira perguntas frequentes de quem est√° querendo fazer uma tatuagem.

1. √Č poss√≠vel cobrir sinais e cicatrizes com a tatuagem?¬†¬† Sim. Claro que tudo depende de que tipo de sinais e cicatrizes estamos falando. Sinais que n√£o resultam em altera√ß√£o na textura ou colora√ß√£o escurecida da pele podem ser cobertos com tatuagem (exceto pintas muito salientes).

Cicatrizes exigem um pouco mais de atenção já que só podemos cobri-las quando são normotróficas (cicatrizes já com coloração aproximada da pele), que geralmente levam em torno de um ano para perderem a vermelhidão e inchaço local.

Claro que estamos falando de cicatrizes profundas que normalmente envolvem acidentes ou incis√Ķes cir√ļrgicas. Cicatrizes de queimaduras de terceiro grau e quel√≥ides N√ÉO podem ser cobertas com tatuagem.

2. Por que algumas tatuagens ficam m‚Äčais saltadas?

Por via de regra acontece por dois motivos: ou a pessoa tem algum grau de quel√≥ide (uma ‚Äúsuper cicatriza√ß√£o‚ÄĚ que deixa a cicatriz com grande relevo) ou devido √† regi√£o que a cicatriz foi feita.

T√™m partes do corpo onde a pele √© muito fina e sens√≠vel, essas regi√Ķes t√™m uma quantidade maior de col√°geno para manter sua elasticidade e quando se insere o pigmento √© um elemento a mais ocupando o espa√ßo naquele tecido. Isso faz com que haja algum relevo na regi√£o da tatuagem.

3. Pode tomar sol depois de tatuar?

Pode somente após um mês de tatuagem. Mas calma, pra explicar o motivo: a tatuagem é um ferimento, uma lesão na pele. A cicatrização superficial (casca) leva uma semana pra cair. Depois desse período, pode tomar sol com bloqueador solar (FPS 50 ou superior).

J√° para tomar sol com protetores FPS 30, 15, etc‚Ķ ou nenhum (que n√£o recomendo) precisa de pelo menos 28 dias j√° que √© o tempo necess√°rio para as les√Ķes internas onde a agulha perfurou se regenerarem por completo.

A queimadura de sol é uma nova lesão, por isso o ideal é tomar sol apenas depois de passado esse período para não causar lesão sobre um local já machucado.

4. √Č necess√°rio algum cuidado antes de tatuar?

Sim! Escolher um profissional que conheça os procedimentos de pigmentação e principalmente barreiras para evitar qualquer contaminação dos equipamentos ou do cliente.

Sou gordo, e pretendo fazer redu√ß√£o assim que poss√≠vel. Minha d√ļvida √© se eu fizer tatuagem agora, quando emagrecer pode acontecer de deform√°-la, ou s√≥ se a tatuagem for em determinados locais?

Sim, pode acontecer. Dependendo do IMC e da região a deformação pode ser mínima. Mas, na verdade, a tatuagem se deforma independente do peso da pessoa. O ideal é aguardar para sua pele readquirir a elasticidade após a cirurgia bariátrica e só daí fazer a tatuagem.

5. Quero fazer uma tatuagem, mas estou receoso em relação a dor. Qual o tamanho e intensidade dessa dor?

Depende da região. Doer vai doer em qualquer local, mas a intensidade varia com o local da tatuagem. Não é regra, varia de pessoa para pessoa, mas geralmente os locais que mais doem são mãos, pés, costelas, virilha, parte interna do bíceps (próximo das axilas), parte interna das coxas e tíbia (nome do osso da frente da perna logo abaixo dos joelhos).

6. √Č poss√≠vel unir dois estilos diferentes (e ter um bom resultado), como geom√©trica e foto realismo?

Sim, é possível! Você pode unir os estilos em um mesmo desenho, o que exige do profissional que ilustre e integre os estilos, ou tatuar esses estilos próximos um ao outro no corpo em tatuagens diferentes. Tudo é possível desde que haja diálogo para definir o que o cliente deseja e o que o profissional tem habilidade para realizar.

7. Gostaria de saber se um pessoa magra faz uma tattoo no braço, se ele fizer musculação e aumentar o braço, isso pode modificar a tatuagem?

Pode! Dependendo da medida que ganhar de braço e dependendo do desenho da tatuagem a distorção pode inclusive ser bem evidente.

8. Tem algum cuidado pra garantir que a tatuagem não perca a coloração, fique meio apagada com o tempo?

O primeiro cuidado é de responsabilidade do tatuador! De usar pigmentos de boa qualidade e não entrar muito profundamente na pele. O restante é com o cliente que deve lavar e cuidar bem durante a cicatrização e manter sempre hidratado e coberto com protetor solar. Isso evita a regeneração excessiva da pele por exposição ao sol.

9. Em até quanto tempo tenho o direito ao retoque do desenho sem pagar adicional?

O tempo de retoque varia conforme o profissional, mas geralmente em torno de um m√™s depois √© quando o tatuador j√° tem condi√ß√Ķes de avaliar o retoque e fazer nova sess√£o sem cobrar a mais por isso.

10. Com relação a cor pode acontecer de ter uma alergia por conta da coloração?

Isso é MUITO raro, mas sim, pode acontecer! Já vi casos que o cliente (não era meu cliente, mas de um profissional amigo) teve reação alérgica ao pigmento vermelho. E veja bem, não era a marca do pigmento, já que foram tentadas várias outras marcas e o vermelho era rejeitado pela pele dele.

11. Quem tem dermatite atópica, pode ter alguma complicação com a tinta aplicada?

Sim, mas a complicação se deve não ao pigmento necessariamente. A primeira complicação se deve à lesão causada pela perfuração e dependendo do grau da dermatite, pode ter complicação também pelo pigmento.

12. Em termos de higiene e assepsia, o que eu devo ficar atento e cobrar do meu tatuador e do est√ļdio?

Deve ficar atento e cobrar muitos pontos, vamos lá… Os itens do tatuador são, luva e/ou mangote para cobrir até acima dos cotovelos dependendo do tamanho da tatuagem; máscara, em casos que o cabelo é comprido usar boné ou toca, quando a tatuagem é MUITO grande avental.

No caso do equipamento: a máquina, clipcord (fio que se liga na máquina), a maca ou cadeira e a bancada com os materiais a serem usados devem ser cobertos com filme plástico ou plásticos específicos para esses equipamentos (barreiras).

TODO o material que não for estéril e descartável, deve ir para uma autoclave para ser esterilizado. Geralmente é a biqueira (parte da máquina onde o tatuador segura como se fosse uma caneta). Sobre os materiais descartáveis podemos listar a agulha, a biqueira, o batoque (onde se coloca o pigmento) e todos os plásticos que serviram de barreira.

 

 enviamos para todo Brasil

 

Fonte

Pomada anestesica tktxRemover tatuagem com tktxTatuagemTktx